Rankeamento no Google: Entenda como funciona!

Rankeamento no Google: Entenda como funciona!

dezembro 28, 2021 0 Por Kleber Fígaro

Ter um site ativo e pronto para receber o público é só o primeiro passo para quem quer ingressar no mundo digital. Um dos principais desafios após a criação do site é fazê-lo aparecer nas buscas mais relevantes para aquele negócio. É por isso que tantas pessoas procuram entender como funciona o rankeamento no Google.

A verdade é que não basta criar o site, é preciso utilizar estratégias de otimização para que ele apareça nas buscas desejadas. Isso tudo pode parecer bastante confuso para você, caso você esteja iniciando no marketing digital. Por isso, a seguir explicaremos tudo sobre como funciona o rankeamento no Google e como conseguir melhorar as suas posições.

Como funciona o rankeamento no Google?

A primeira coisa a ser mencionada é que o foco é um bom posicionamento no Google, visto que esse mecanismo de busca é utilizado por mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo todos os dias. Ou seja, é o mecanismo de busca mais utilizado e é o que apresenta maior relevância para as estratégias de otimização.

Dito isso, é importante compreender que o Google é um dos mecanismos de busca mais inteligentes, que possui diversos robôs que identificam, classificam e rankeiam os conteúdos com base em determinados critérios, sendo alguns deles:

  • Qualidade e relevância do conteúdo para a busca do usuário;
  • Autoridade da página para falar sobre aquele assunto;
  • Segurança que a página oferece ao usuário;
  • Responsividade, o site deve ajustar automaticamente em diferentes dispositivos.

A verdade é que há diversos sites de diferentes nichos disputando a todo momento por um bom lugar na primeira página do Google para determinadas buscas. Por isso, é preciso ter critérios para definir o resultado da busca mais relevante para o usuário. É por causa desses critérios que o Google é o mecanismo mais utilizado no mundo. Tudo isso faz com que os usuários se sintam satisfeitos e utilizem cada vez mais o Google.

Por fim, não poderíamos deixar de falar que o principal lugar para colocar um site é na primeira página do Google. Uma parcela muito pequena dos usuários acessam outras páginas de resposta do Google, sendo que a maioria clica nos primeiros resultados que aparecem na pesquisa. Sendo assim, quanto mais no topo seu site estiver, melhor para o tráfego orgânico.

Aspectos importantes sobre rankeamento

É importante considerar alguns aspectos sobre rankeamento que são válidos para todos os negócios, sendo eles:

  • O foco no rankeamento deve ser palavras-chaves relacionadas ao negócio para que o tráfego seja relevante;
  • Também é possível posicionar com anúncios, mas para estratégias não pagas é preciso otimizar o site para as buscas;
  • Conseguir um bom rankeamento é algo que demanda trabalho, esforço e tempo.

Como conseguir um bom rankeamento?

Bom, agora que você já sabe como funcionam os critérios de rankeamento e a importância de estar nos primeiros resultados para as buscas dos usuários, é hora de começar a planejar sua estratégia com rumo ao topo do Google.

Nesse caso, veja algumas dicas importantes para conseguir um bom posicionamento nas buscas que importam para seu negócio:

  • Pesquise palavras-chave utilizadas pelos usuários que são relevantes para seu negócio;
  • Otimize as headings tags (tags H1, H2, H3…) das páginas do seu site e também dos conteúdos;
  • Consiga links apontando para o seu site com boa relevância;
  • Invista em estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO);
  • Utilize conteúdos originais, de grande qualidade e com relevância para o público.

Depois de todas essas dicas não poderíamos deixar de lembrar que você pode conseguir um bom posicionamento com a ajuda de uma empresa especializada. Por isso, conte com uma agência de marketing digital em Uberlândia para te ajudar a chegar no topo do Google.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3-1024x1024.png

.

Kleber Fígaro

Especialista à 12 anos em Marketing Digital em Uberlândia MG

Fundador da Mais Digital Agência

Google Certified Professional