Como conseguir um bom rankeamento no Google?

Como conseguir um bom rankeamento no Google?

fevereiro 1, 2022 0 Por Kleber Fígaro

Ter um bom rankeamento no Google é essencial para ser encontrado pelo público-alvo. Seguindo essa diretriz, é preciso entender como funcionam os critérios para rankeamento e quais são as estratégias que possibilitam conseguir boas posições. É isso que você verá neste artigo. Confira a seguir tudo sobre o rankeamento no Google e como conseguir boas posições!

Como funciona o rankeamento no Google?

Para conseguir boas posições para as palavras-chaves pretendidas, você precisa entender como funciona o rankeamento no Google. A primeira coisa a ser considerada é que o Google é o maior buscador que existe, ele é utilizado no mundo todo por aproximadamente 3 bilhões de pessoas todos os dias. Ou seja, é o buscador mais utilizado.

É por isso que todas as estratégias de rankeamento são baseadas nos algoritmos do Google. Todos os sites só querem estar nas primeiras posições do Google para receber mais tráfego orgânico e de uma forma que seja constante.

Sendo assim, é preciso compreender que o rankeamento no Google segue critérios que possuem diferentes níveis de relevância. Veja a seguir alguns dos principais critérios:

  • Entregar um conteúdo de qualidade e que sane a dúvida do usuário;
  • Abrir com facilidade em todos os dispositivos (mobile-friendly);
  • Ter um carregamento rápido em todos os dispositivos;
  • Apresentar um bom dominion score (pontuação de domínio);
  • Receber links de outros sites com bom dominion score;
  • Ter frequência de postagens e conteúdos que se conectam entre si.

Lembrando que há outros diversos critérios que são utilizados pelos algoritmos do Google para definir qual site deve aparecer nas primeiras posições. Então se você quer realizar uma boa otimização, é preciso entender cada um desses critérios a fundo e se manter atualizado, já que o Google está sempre aprendendo com as pesquisas dos usuários.

Dicas para conseguir um bom rankeamento

Para posicionar da melhor forma possível nos resultados de pesquisa, veja a seguir essas dicas importantes:

Faça uma estratégia baseada em palavras-chave

O primeiro passo para conseguir um bom rankeamento é utilizar palavras-chave que sejam relevantes para a divulgação do seu negócio. Isso não significa que você deve poluir o site com diversos termos utilizados nas buscas sem o menor sentido, saiba que o Google consegue identificar essa prática como spam.

Para definir uma estratégia com palavras-chave pesquise por termos que sejam utilizados pelo seu público para encontrar o seu serviço ou produto. Por exemplo, para a divulgação de uma pizzaria localizada em São Paulo, é interessante utilizar palavras-chave como: “pizzaria em São Paulo”, “pizzaria com delivery em SP”, “cardápio de pizzaria em SP”, “melhor pizzaria de São Paulo”, entre outras.

Foque em conteúdo relevante para o público

Outra forma de conseguir uma boa posição nos resultados de pesquisa é ter como foco a produção de conteúdo relevante para o público-alvo. Um dos critérios utilizados pelos algoritmos do Google é entregar conteúdo de valor para o usuário, com todas as informações que ele está buscando. Por isso, foque em conteúdos completos e que sejam relevantes para seu público.

Consiga bons link externos para seu site

Algo que também ajudará muito no posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa é conseguir bons links externos que apontem para o seu site. Esse é um trabalho árduo que exige bastante esforço. Por isso, faça com que seu site tenha conteúdos de qualidade e se torne relevante no seu nicho. Dessa forma, você será notado por outros sites.

Além dessas dicas, é interessante buscar ajuda de profissionais capacitados para auxiliar seu negócio em um bom posicionamento. Nesse caso, recomendamos buscar uma agência de marketing digital em Uberlândia, sendo esse um dos lugares com mais opções de agências que atuam nessa área.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3-1024x1024.png

.

Kleber Fígaro

Especialista à 12 anos em Marketing Digital em Uberlândia MG

Fundador da Mais Digital Agência

Google Certified Professional